Ex-dependentes químicos recuperados pela Rede Acolhe iniciaram, nesta segunda-feira (11), um curso profissionalizante de instalação e manutenção de ar-condicionado split. A capacitação é oferecida pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), em parceria com o Senai Alagoas, instituição referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho.
O objetivo é garantir uma nova história de vida para os ex-acolhidos, oferecendo duas mil vagas para cursos profissionalizantes nas áreas industrial e comercial. A primeira turma conta com 20 alunos que venceram a adicção em álcool e/ou outras drogas e buscaram se qualificar profissionalmente para dar continuidade à vida de maneira positiva.
A Clínica Jorge Jaber anunciou a abertura das inscrições para o Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química 2025. Oferecido de forma gratuita, o programa é direcionado a profissionais de saúde, educação, médicos, psicólogos, estudantes e familiares interessados no atendimento de pessoas em situação de dependência química. O conteúdo do curso, que possui carga horária de 240 horas, abrange diferentes abordagens relacionadas ao uso de substâncias químicas e estratégias de tratamento. A formação tem como objetivo capacitar os participantes para oferecer um atendimento especializado e promover a reintegração social de usuários de drogas.
Poços de Caldas, MG – Projetos sociais que mudam vidas é destaque por toda a cidade. Neles não faltam professores inspirados que aforam fazer o bem e ajudar jovens a terem opções de vida através do esportes. Vinícius Roque da Silva Campos, Tenente Silva Campos, é uma destas pessoas e está à frenteo do projeto Resgatando Sonhos. O Mantiqueira visitou a Escola Francisco Escobar e acompanhou de perto uma competição de encerramento de ano. O projeto, como o nome diz, se destaca ao resgatar sonhos e oferecer oportunidades de integração e atividade física para crianças e adolescentes. Durante a entrevista, o Tenente Silva Campos destacou a importância do apoio recebido: “O apoio da Lei de Incentivo, movida pela Secretaria de Esportes da Prefeitura, e dos nossos apoiadores, como o Hotel Monreale, tem sido fundamental. Sem isso, não seria possível realizar o sonho dessas crianças e adolescentes nas artes marciais suaves.”