Ex-dependentes químicos recuperados pela Rede Acolhe iniciaram, nesta segunda-feira (11), um curso profissionalizante de instalação e manutenção de ar-condicionado split. A capacitação é oferecida pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), em parceria com o Senai Alagoas, instituição referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho.
O objetivo é garantir uma nova história de vida para os ex-acolhidos, oferecendo duas mil vagas para cursos profissionalizantes nas áreas industrial e comercial. A primeira turma conta com 20 alunos que venceram a adicção em álcool e/ou outras drogas e buscaram se qualificar profissionalmente para dar continuidade à vida de maneira positiva.
De acordo com o gerente de Reinserção Social e Produtiva da Seprev, Diego Barros, a qualificação é uma ferramenta importantíssima para prevenir recaídas. “O programa para tratamento de dependentes químicos do Governo de Alagoas tem investido cada vez mais na reinserção social dessas pessoas”, afirmou.
O professor Emerson Douglas, que ministra as aulas, destaca que os alunos terão todas as condições necessárias para empreender e gerir o próprio negócio como Microempreendedor Individual (MEI) ou serem contratados pelo setor empresarial com carteira assinada e direitos trabalhistas garantidos. “Uma capacitação como esta é o meio mais seguro para a geração de emprego e renda”, disse ele.
Com este curso profissionalizante, o Governo do Estado mostra seu comprometimento com o social, oferecendo serviços de excelência à população alagoana e principalmente àqueles que mais precisam. O curso tem potencial para transformar a vida dos ex-dependentes químicos e proporcionar um futuro melhor e mais digno.